sexta-feira, 12 de dezembro de 2014


MEU BEBÊ JÁ TEM 6 MESES E AGORA?
            Bem agora que já se passaram os primeiros meses nosso, bebê já pode comer algumas coisas, seu organismo está mais forte e já consegue filtrar tudo o que entra. Nesse momento podemos iniciar a alimentação complementar.




O QUE É ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR?
A alimentação complementar faz parte do processo de evolução do bebê, é nessa hora que os alimentos do nosso dia a dia vão ser apresentados a ele, não significa que o aleitamento materno deva ser interrompido, muito pelo contrario, essa alimentação vem para acompanhar o leite do peito.
É muito importante saber que a alimentação complementar deve começar aos poucos.

COMO DEVO FAZER ISSO?
Por exemplo. Se hoje é segunda feira, e nosso bebê está completando 6 meses, não sou obrigada a iniciar a alimentação complementar hoje, se hoje iniciei a alimentação complementar desse bebê, não precisa ser em nenhuma refeição específica e se eu iniciei hoje a alimentação complementar, não preciso fazê-la amanhã obrigatoriamente. Tudo vai depender de como o bebê vai aceitar os novos alimentos.
Lembre-se ele só sabia qual era o gosto do seu leite!






TEM UMA REGRA SOBRE O QUE DEVO DAR?
            Regras até que não tem, mas é muito importante que os primeiros alimentos sejam únicos (de um ingrediente só, sem ser preparado antes) como as frutas. Como o bebê só “comia” leite, vai demorar um pouquinho para o corpo dele aprender a usar outros alimentos, então devemos dar alimentos que o corpo consiga fazer a digestão rápida. Na dúvida aposte nas frutinhas!
            É sempre bom começar com as frutas, são adocicadas, isso facilita que o bebê aceite, o leitinho materno é doce também, o bebê vai se sentir mais a vontade assim.

COMO DEVO DAR AS FRUTAS?
            Bem, vamos por partes, lembre, leite é liquido, se é liquido é fácil de engolir... Vamos dar uma fruta dura para o nosso bebê? Melhor não né, rsrsrs.
Agora vamos lá, banana é uma ótima pedida, ela pode (e deve) ser amassada!!! Mas quando digo amassada... é beeeeeem amassada, quase liquida. Assim oh!
Não use o liquidificador não tá! Ele é difícil de limpar de verdade, sempre fica um bichinho escondido e ele deixa nossos pequenos preguiçosos.
Por quê?
Se for bater, tem que colocar água ou leite certo? Então vai ficar liquido também, vale trocar o nosso leitinho pelo da vaquinha???
Nada contra a senhora dona vaca!
E outra, se estiver batido, não tem evolução, queremos começar a estimular nosso filhote a mastigar.
Aaaaah, entendeu agora o porquê da alimentação complementar?
Isso aí, espertinha você não é? Uma das funções da alimentação complementar é justamente o estimulo dos músculos do rostinho do bebê, para que ele aprenda não só a mastigar, mas a falar também, entendeu?
Outra coisa, banana, prende mesmo o intestino, não se assuste.
Isso é “normal”, como ele está conhecendo os alimentos vai ter um pouquinho de trabalho, mas relaxe se deu banana hoje... amanhã dê mamão, simples não é, resolvemos nosso probleminha, ou não dê nada amanhã só o bom e velho leitinho do peito!
JÁ DEI AS FRUTAS E AGORA?
            Vejamos, já deu, banana amassada não foi?
Muito bom, e maçã raspadinha assim né?
            O mamão foi bem fácil de preparar diga aí mãezinha?
Abacate sem açúcar é beeem mais saudável, concorda?
Já que tocamos no açúcar, vamos combinar algo aqui tudo bem? Açúcar para esse pequerrucho só depois dos 2 aninhos está bem? Não faz bem, dificulta o trabalho do fígado que ainda não está bem maduro, pode causar cáries também, melhor evitar, vamos continuar com o açúcar das frutinhas por enquanto, já é o suficiente para ele, ok?
            Agora nosso próximo passo, não usamos mais sopas, são ralas e tem poucos nutrientes, vamos dar as papinhas!

COMO SÃO ESSAS TAIS PAPINHAS?
Vou explicar.
Papas (ou papinhas) são preparações onde os legumes e outros ingredientes são muuuuuito bem cozidos em pouca água e em seguida são macerados para criar uma refeição com essa consistência aqui oh.
Nesse momento vamos também começar com um por vez, dessa maneira nosso pequeno experimenta cada sabor separado e aos poucos, colocamos outros ingredientes para tornar a papinha mais completa.
Outra coisa, a cada mês que passa podemos amassar menos as papas e as frutas para que fiquem cada vez mais pedaços, não tenha medo, estamos treinando a mastigação então o risco de engasgar é cada vez menor.

SE AÇÚCAR NÃO PODE, SAL PODE?

O sal pode ser colocado nas papinhas, desde que em pouquíssima quantidade, ele sim é importante para o desenvolvimento do bebê, pois nosso corpo precisa de sódio, o açúcar não tem função nenhuma no nosso organismo (estou falando daquele açúcar branquinho que adoçamos sucos e doces).

OUTRA DICA LEGAL É CONGELAR.
Isso mesmo, congelar. Basta logo após preparar as papinhas ir direto da panela (ainda quente) para potinhos ou forminhas de gelo, deixe esfriar um tiquinho e leve ao congelador, lembre-se de colocar uma etiqueta dizendo o que é, qual o dia que foi feita, pode usar até de uma semana à 15 dias depois.

DICAS, DÚVIDAS, RECLAMAÇÕES, ESTAMOS AQUI.